5 coisas que você precisa saber antes de investir em um Aplicativo para o seu negócio

2 de fevereiro de 2021By 0 Comments
Transformar o seu projeto ou ideia em um aplicativo pode ser a maneira mais rápida e funcional de atender as necessidades dos seus clientes, impulsionar as vendas e acelerar o seu negócio. Mas diferente do que muitos imaginam, o preço e o tempo para a criação e o desenvolvimento de um aplicativo podem variar bastante, e isso dependerá muito do nível de complexidade do seu projeto. Então se você está pensando em investir em um aplicativo para o seu negócio, esse post foi feito para você.

1. O que preciso conhecer sobre meu projeto?

Antes de mais nada, você precisa ter as respostas para perguntas simples, que ajudarão (e muito) quem irá desenvolver a solução, a entender o nível de esforço técnico e o investimento necessário para dar vida às suas ideias. Algumas das perguntas que você deve se fazer são:

  • Quem vai usar o aplicativo?
  • Como seu aplicativo vai facilitar a vida do seu usuário?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Como você vai ter o retorno do investimento, seja ele financeiro ou na geração de valor do seu produto ou marca?
  • Quais são as principais funcionalidades que seu aplicativo precisa ter?

2. Como saber se meu projeto está pronto para virar um aplicativo?

É a partir das suas respostas que o nosso squad on-demand desenvolverá o seu aplicativo, pois ficará bem mais simples compreender as necessidades (dos seus clientes, colaboradores ou até mesmo os seus) e o motivo da sua solução para o mercado, além de diminuir os riscos do investimento e garantir melhores resultados.

space gray iPhone X on stand near silver iMac and Apple Magic Keyboard

Porém, antes de partir para o orçamento, é importante manter em mente que, na fase de análise do projeto, nosso squad on-demand pode perceber que existe uma maneira mais rápida e menos custosa de alcançar o seu objetivo utilizando um sistema web, como um site robusto, por exemplo.

Também, dependendo da complexidade da solução digital a ser desenvolvida para o seu negócio, pode ser necessária a integração mista entre um sistema web e uma aplicação mobile (ou, como conhecemos, um aplicativo). Ou, ainda, uma tecnologia que foi vista como sendo a melhor, no momento de planejamento da solução, pode acabar sendo substituída por uma diferente, a fim de alcançar os melhores resultados para o seu projeto.

3. Quanto trabalho a criação do meu aplicativo vai demandar?

Voltamos novamente para as perguntas que fizemos lá em cima, especialmente quanto as funcionalidade que você quer para o seu aplicativo, e à estimativa de público que você pretende alcançar.

Ainda assim, observamos entre os nossos clientes que, no decorrer do processo de desenvolvimento, muitos chegam com um objetivo inicial e acabam mudando totalmente de proposta. E, consequentemente, essas atitudes demandarão uma restruturação, mudança no planejamento e uma nova execução.

4. Qual é o tempo necessário para criar meu aplicativo?

person using MacBook Pro

Em geral, o tempo mínimo para a criação de um aplicativo é de 3 meses para uma versão experimental, que passará por mais testes, e de 6 meses para uma versão final. Isso dependerá muito das tecnologias utilizadas, do público-alvo do produto, das funcionalidades do seu aplicativo, se ele terá validações e verificações complexas de segurança e autenticidade, entre outros fatores.

5. Qual é a necessidade de uma equipe especializada?

A equipe especializada é fundamental para garantir que seu projeto tenha uma qualidade e uma aparência profissional, que seja entregue dentro do prazo, que tenha menos riscos, e que o seu investimento seja recuperado de forma rápida. Em geral, os profissionais necessários para o lançamento de um aplicativo são:

  • Designer: Responsável pela parte da identidade visual e desenho de interfaces;
  • Webdesigner: É o programador front-end que tem a missão de projetar o que o design arquitetou.
  • Desenvolvedor: Responsável por transformar as especificações do negócio em código por meio de diretrizes técnicas.
  • Analista de testes: Avalia cada etapa de codificação cumprida e se existem erros no aplicativo.
  • Gestor de projetos e experiência: É designado para orientar e acompanhar o cronograma do projeto, distribuir tarefas, reunir pessoas e criar alternativas para acelerar a execução do projeto.

man standing in front of people sitting beside table with laptop computers

Na Acelerabit nós trabalhamos com os squads on-demand, times de alta performance com as habilidades necessárias para acelerar o seu projeto de inovação. Assim, focamos em entregar a melhor solução tecnológica para os problemas enfrentados pelos seus clientes, seu equipe ou por você, com o menor investimento de tempo, esforço e dinheiro.

6. Assim que meu aplicativo estiver feito, ele já estará pronto para o mercado?

O seu aplicativo estará pronto para o mercado depois da fase beta (inicial) de testes. Na prática, os testes são feitos desde o primeiro momento de criação do aplicativo, porém, eles continuam sendo feitos várias vezes no decorrer do processo. E não apenas isso: depois que aplicativo estiver pronto, o desenvolvimento continua por meio das atualizações e reparos constantes, pois as tecnologias estão em constante evolução. Não é à toa que aqui na Acelerabit um dos nossos grandes valores é a evolução constante.

Quer saber como podemos ajudar a viabilizar o seu projeto de tecnologia? Entre em contato conosco, nossos acelerados retornarão o mais rápido possível! 🚀

About the Author

Deixe um comentário