Você já parou para pensar em quanto tempo e dinheiro você pode acabar gastando por causa de um projeto mal planejado? É bem provável que você já tenha lido sobre gerenciamento de tempo e gestão de pessoas, mas para criar um bom direcionamento para o seu negócio é preciso bem mais que ousadia ou mentalidade empreendedora: é preciso um planejamento estratégico do que será desenvolvido. Confira nesse post como criar um Mínimo Produto Viável (MVP) fará toda a diferença no sucesso do seu projeto – e do seu negócio.
O que é um MVP e como ele pode te ajudar?
MVP é o produto mínimo viável necessário para que você possa gerar valor para você ou para o seu cliente usando a menor quantidade de recursos, seja de tempo, esforço ou dinheiro. A ideia central do MVP é criar um protótipo do seu produto ou serviço, isto é, um modelo digital ou físico simplificado, a fim de testar as suas funcionalidades essenciais.
Por ser simplificado, o MVP reduz os riscos de perdas e diminui os custos com recurso tecnológico, estético e humano do seu projeto, já que, se o resultado obtido nessa etapa inicial da criação mostrar que a sua ideia não saiu como planejado, o projeto poderá passar por modificações que, se fossem feitas na sua versão final, precisariam de um investimento muitíssimo maior de recursos.
Na prática, o MVP permitirá analisar, por exemplo, se as funções que você achava serem essenciais para o seu produto digital de fato atenderão as reais necessidades do seu público-alvo. Além disso, esses testes farão com que mais pessoas se interessem em colaborar com o seu projeto e melhorá-lo, seja verbalmente (feedbacks de usabilidade), intelectualmente (conhecimento) ou até financeiramente (investidor anjo).
Qual o risco de ter seu produto copiado?
Vamos para um assunto polêmico: divulgar o seu produto no formato de MVP aumenta os riscos de ter a sua ideia copiada? Ao contrário do que muitos pensam, quanto mais rápido você criar seu MVP e colocar para testes, menos risco você corre de ser copiado.
Isso porque, devido aos feedbacks gerado pelos usuários (e potenciais clientes), fica muito mais fácil saber o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado. E com essas métricas mais precisas, o risco de erros diminuirá, a segurança do resultado aumentará, e, na maioria das vezes, a expertise adquirida durante esse processo pode inclusive tornar seu projeto mais inovador e exclusivo ainda.
Também é interessante observar que documentar cada fase do MVP resultará em um histórico funcional que servirá não só para motivar a equipe do projeto em passos futuros, mas também para dar ideias valiosas para a criação de subprodutos que podem derivar ao longo de toda jornada de aprendizado.
Vale a pena ter uma equipe especializada para criar o MVP?
Uma coisa é certa: os projetos de software são complexos e exigem habilidades especializadas que dificilmente são encontradas em uma única pessoa. Sem os perfis corretos e na maturidade adequada para cada função, o seu projeto poderá custar muito mais, enfrentar problemas técnicos e demorar muito além do que foi planejado.
Então ter uma equipe que dedique seu tempo e expertise para o desenvolvimento do MVP, não só vale a pena, como você irá potencializar muito mais as chances de sucesso do seu negócio.
Nosso objetivo na Acelerabit é encontrar o MVP do seu projeto para que possamos evoluir o seu produto resolvendo um problema de cada vez, te deixando com menos preocupações e dando um salto na agilidade e na qualidade do projeto.
Não é à toa que, muitas vezes, nossos clientes têm um retorno do mercado antes mesmo do que esperavam. Então se você está querendo dar vida às suas ideias inovadoras, deixe AQUI a sua mensagem! Da ideação do seu projeto ao desenvolvimento de um produto final para o mercado, nós estaremos pilotando esse foguete acelerado juntos rumo ao sucesso.
Deixe um comentário